sexta-feira, 13 de abril de 2012

Objetos de Aprendizagem

Segundo Audino e Nascimento, objetos de aprendizagem "são recursos digitais dinâmicos, interativos e reutilizáveis em diferentes ambientes de aprendizagem elaborados a partir de uma base tecnológica” ,podendo ser usado em diferentes contextos e em diferentes ambientes virtuais de aprendizagem.
Pode ser dividido em três partes diferentes: o objetivo, em que o aluno busca as informações a respeito do campo em que o seu objeto de aprendizagem vai intervir; o conteúdo institucional, no qual serão previstas as ferramentas de criação de um objeto de aprendizagem; a prática, ou feedback, que é quando o aluno irá fazer os testes necessários no objeto de aprendizagem para verificar se supriu as expectativas propostas na primeira parte do projeto. Caso isso ocorra, o aprendiz poderá voltar ao seu objeto e atualizá-lo, alimentá-lo sempre que precisar.
Portanto é um recurso digital que pode facilitar (dar suporte) ao processo de ensino aprendizagem, disponibilizando materiais educacionais para o ensino, principalmente a distância. Sendo criados com o intuito de serem reutilizados se tornando facilmente adaptados, flexíveis, manuseados, atualizados, rearranjados, realocados, rompendo barreiras culturais e agregando valor ao objeto a partir de outras contribuições e reuso. São exemplos de objetos :calculadoras eletrônicas, tutoriais, clips de áudio e vídeo, diagramas, gráficos, mapas, testes e avaliações.
Deve ser visto como ferramenta de apoio ao ensino de conteúdos e não como substituto do professor, permitindo uma comunicação mais direta entre aluno e o docente.


















http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/objeto_texto.mspx#E6B
http://www.google.com.br/search?hl=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário